Lista de Cidadãos Independentes *POR OTA*, concorrente às Eleições Autárquicas de 2009

Por Ota | Quarta-feira, 04 Março , 2009, 15:36

Há cerca de 27 atrás (1982), quando entrei pela primeira vez para o executivo da J.F. Ota, então como Secretário, os serviços Administrativos estavam sediados no velhinho edifício, junto á Igreja, que é hoje a casa mortuária, o qual dispunha apenas de 2 divisões.

O reduzido espaço e a extrema degradação das instalações não permitiam oferecer á população um serviço condigno e que, naquela altura, pouco mais era que a passagem de atestados e alguns licenciamentos.

 

Quando em 1985 fui eleito como Presidente, uma das promessas eleitorais era a construção de um novo edifício Sede, cuja inauguração se veio a concretizar em 5 de Outubro de 1993.

 

Vários problemas se levantavam para levar a efeito a realização dessa obra, sendo os principais a falta de verbas e a definição do local onde o edifício deveria ser erigido. Em Assembleia de Freguesia foi deliberado que a construção deveria efectuar-se no local onde existia o mercado, uma vez que se tratava do único local pertença da J.F.Ota que permitiria efectuar uma construção de raiz, além de que não dispúnhamos de verba para adquirir outro terreno; foi ainda deliberado que o edifício deveria ter 2 pisos, sendo que no r/c deveriam localizar-se algumas lojas e no 1º andar os serviços Administrativos. Esta solução tinha – e tem – como principal inconveniente, o facto de obrigar as pessoas a terem de subir ao 1º andar por escadas íngremes, sendo que algumas delas, devido á idade têm alguma dificuldade em faze-lo.

 

Convém relembrar que a construção do novo edifício permitiu oferecer uma série de serviços á população os quais, até á data, não existiam: serviços de correios através de protocolo com os CTT, pagamento das facturas da água, licenciamento de canídeos, biblioteca, internet disponível ao público, preenchimento do IRS, serviços de psicólogos, etc. Por outro lado pudemos informatizar os serviços (contabilidade, expediente, cemitério, recenseamento…) e, neste campo, fomos pioneiros no Concelho de Alenquer.

 

Com a experiência adquirida verifica-se que se impõe a mudança dos serviços Administrativos para local de mais fácil acesso; assim, a solução poderá passar por instalar os referidos serviços, mesmo que provisoriamente, numa das lojas do r/c que se encontra disponível, com a necessária readaptação do espaço. A prometida, pela C.M. Alenquer, construção de uma nova Escola Primária e Jardim-de-infância, poderá ajudar a reformular-mos todos os serviços da Junta de Freguesia uma vez que, ficando disponível os actuais edifícios e espaços exteriores das Escolas, poderemos encontrar uma solução mais abrangente e integrada, a qual passará também por um melhor aproveitamento do edifício dos Tanques e balneários.

 


existo logo quero saber a 5 de Março de 2009 às 17:06
Desde ja os meus parabens pela ideia de construir um blog para divulgaçao da lista,afinal as nova tecnologias sao cada vez mais o futuro.

Nao sendo um apoiante de qualquer lista que existe,gostaria que me respondesse a algumas questoes para poder decidir o meu voto.

1-A actual equipa que esta na junta,caracterizou-se na minha opiniao,por uma inercia politica junto ao poder camarario,o que pensa fazer em relaçao as compensaçoes dos anos perdidos por causa o aeroporto?
2-Vai continuar a politica de apoios dados ao CSRDO e ao FCO,esquecendo os varios grupos e associaçoes existentes na Ota?
3-Quais os projectos para dinamizar os Olhos dÀgua e Serra Ota?
4-Como atrair os habitantes da urbanizaçao Vale Cavalos para o centro da Ota,com as mais valias que traria ao comercio local?
5-Sendo a zona da varzea uma zona propicia a cheias,qual o plano de apoio aos habitantes e seus pertences no caso de cheia?
6-Em caso de incendio na serra de Ota,qual o papel da junta?
7-Havera alguma tentativa para trazer novamente os tranportes publicos para Ota durante os fim de semanas?

Agradecido
Um indeciso

Por Ota a 10 de Março de 2009 às 17:04
Este eleitor levanta-nos sete questões, que demonstram o seu interesse pela Freguesia, ás quais temos todo o gosto em responder:

1 – O que pensa fazer em relação ás compensações dos anos perdidos por causa do Aeroporto?

R – Se pesquisar no Post “Porque nos candidatamos” encontrará a resposta a esta pergunta até porque, implicitamente, a sua resposta está na origem da criação desta Lista: pretendemos defender com intransigência os interesses da nossa população; para isso não podemos estar subordinados a um Partido, seja ele qual for. O novo executivo camarário deverá satisfazer, pelo menos algumas, as justas reivindicações que apresentamos porque fomos os mais penalizados com as medidas restritivas que nos foram aplicadas durante cerca de dez (!) anos.

2 – Vai continuar a política de apoio ao CSRDO e ao FCO, esquecendo os vários Grupos e Associações existentes em Ota?

R – Após ter analisado as contas de Gerência da J.F.Ota – porque são públicas - dos últimos anos, verifiquei que os subsídios atribuídos não foram exclusivos das colectividades que mencionou, pelo que me parece que outras instituições não terão sido excluídas; por ser um documento muito extenso é-me impossível publicá-lo neste espaço.
Considero que a Junta deverá apoiar todas as Instituições que lhe solicitem auxílio, e esse poderá não ser exclusivamente financeiro, desde que o mesmo seja justificado e valorizado pelas acções a realizar.

3 – Quais os projectos para dinamizar os Olhos de Água e Serra de Ota ?

R – Peço desculpa por não lhe responder de imediato a esta questão porque a mesma é merecedora de uma atenção mais profunda e envolve uma discussão e estudo mais abrangente; no entanto, a curto prazo, iremos revelar o que pensamos sobre o assunto em apreço, assim como outras áreas da vertente Ambiental.

Por Ota a 10 de Março de 2009 às 17:05
4 – Como vai atrair os habitantes da Urbanização Vale Cavalos para o Centro de Ota, com as mais valias que traria ao comércio local ?

R – A Urbanização em causa tem um problema específico que o promotor e a C.M.Alenquer não acautelaram, aquando da discussão e aprovação do projecto, que é a sua localização e acesso ao Centro de Ota; de facto urge implementar a construção de um caminho pedonal paralelo á estrada actual, o qual de algum modo minimize o perigo dos transeuntes terem de circular na referida estrada.

5 – Sendo a zona da Várzea uma zona propícia a cheias, qual o plano de apoio aos habitantes e seus pertences no caso de cheia?

R – Como sabe a Câmara Municipal dispõe de um Gabinete de Protecção Civil (infelizmente sem nenhum representante das Juntas de Freguesia) a quem cabe a prevenção e combate destas situações de possível calamidade; a Junta de Freguesia deverá em todo o caso apoiar todas as diligências que lhe forem solicitadas por este Departamento, uma vez que não dispõe, pelo menos actualmente, de nenhum plano específico sobre este assunto e de reduzidos meios logísticos.


6 – Em caso de incêndio na Serra de Ota qual o papel de Junta ?

R – O actual Presidente da Junta de Freguesia de Ota faz parte da “Comissão Municipal da Defesa da Floresta contra incêndios”, a qual trabalha na prevenção dos riscos de incêndios na área do Concelho de Alenquer ; sendo Ota uma Freguesia com uma vasta área Florestal faz todo o sentido que o Próximo Presidente da Junta de Ota continue representado na dita Comissão. Claro está que o combate, propriamente dito, aos incêndios é tarefa do Corpo de Bombeiros.
Acresce dizer que a J.F.Ota dispõe de um Kit de combate a incêndios o qual está implantado numa das viaturas da Associação de Compartes de Ota.


7 – Haverá alguma tentativa para trazer os transportes públicos novamente para Ota durante os fins-de-semana?

R – Os transportes públicos estão concessionados á Empresa “Boa Viagem” a qual é responsável pela elaboração dos itinerários e horários desses transportes; é óbvio que, tratando-se de uma Empresa com fins lucrativos, esta não tem interesse em promover alguns percursos que lhe dêem prejuízo e terá sido esta a razão que levou a que a Freguesia – assim como outras - não disponha actualmente de transportes públicos ao fim de semana.
Tentaremos sensibilizar a referida Empresa a retomar algumas das carreiras de fim-de-semana, sem podermos, como é lógico - assumir o compromisso que a nossa pretensão será levada a efeito. Tenho uma outra solução em mente a qual divulgarei após estudo mais aprofundado com a equipa que me apoia.


Espero ter respondido de forma cabal ás questões colocadas e agradeço o seu envolvimento nestes assuntos, os quais necessitam de debate de forma a ser optimizada a respectiva solução.

Cordiais saudações

José Augusto C.A. Honrado

Anónimo a 26 de Março de 2009 às 23:10
Boa noite, caso ganhe e espero sinceramente que ganhe, não se esqueça de que a população da Aldeia, Passos e Arroteias, precisa de uma passagem pedonal, falo nisto porque vi um comentário aqui no seu blog, acerca da passagem pedonal para Vale de Cavalos , estas 3 povoações estão há muito mais tempo á espera da dita passagem, veja lá se não se esquece de nós .

Anónimo a 30 de Março de 2009 às 11:44
Peço desculpa de me intrometer mas sim tenho que concordar com este ultimo comentário, só se houve pedir para vale cavalos para as outras Três povoações nem se fala nelas também ficava bem um espaço verde na aldeia e nas Arroteias, pois em Vale Cavalos plantaram uma serie de arvores para as madames passearem os lulus ainda metem os empregados da junta a apanhar a porcaria deles, na aldeia e nas Arroteias nem espaços verdes nem os empregados a limpar ruas, no povoação dos passos já não falo porque ai já existe um parque infantil e um bonito jardim, será que os habitantes da Aldeia e das Arroteias não merecem.? Mas não se esqueça os moradores da Aldeia, Passos e Arroteias estão todos recenseados em Ota enquanto os moradores de Vale Cavalos muito pouco estão cá recenseados na nossa freguesia .

João M. a 7 de Abril de 2009 às 17:46
Este amigo ou amiga está cheio de razão, vamos lá fazer qualquer coisa pela Aldeia e pelos Paços e pelas Arroteias. Caro José Augusto acho que quando ganhar a Junta este ano poderia fazer na Aldeia onde esta a Fonte da Aldeia um pequeno mas bonito espaço verde, pelo que observo não há falta de espaço parece-me é que há falta de vontade.

mais sobre nós
pesquisar neste blog
 
Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
18
19
20
21

22
23
25
26
28

29
30


blogs SAPO